Durante a sua trajetória de líder corporativo, você está rodeado de dois tipos de pessoas: as interessantes e as interesseiras. Você vai identificar facilmente, quer ver?
As interessantes estarão ao teu lado, te apoiarão, incentivarão, vão treinar você, te desafiar, te estender a mão quando tropeçar. Elas estarão contigo sempre que você precisar de orientação para decisões difíceis, decisões sobre que rumo seguir na carreira, elas serão os teus mentores na corporação. Isto tudo com objetivos claros de fazer você crescer, você se desenvolver como pessoa, como profissional para que contribua com o desenvolvimento de sua equipe e, é claro, da corporação.
Já as interesseiras se aproximarão de você pela alçada que você sustenta, pela sua influência e por daquilo que você pode proporcionar PARA ELA. Seu objetivo é ascensão na carreira e pouco se importa com a equipe e com a organização. São aquelas pessoas que tem como mantra a frase que diz “quem puxa saco, não puxa carroça”. Certamente você já as viu atuar.
Você verá um movimento interessante quando você trocar de área ou sair da corporação onde boa parte desta turma desaparece, em sua grande maioria os interesseiros. Claro, você não tem mais nada para oferecer. Já as interessantes, estas irão com você, independente do lugar onde esteja, dentro ou fora da corporação, pois existe uma relação profissional que foi construída em objetivos mútuos de crescimento e desenvolvimento. Tenha elas sempre por perto e não hesite em consultar.
Por fim, vale a reflexão: Mas e você, que tipo de pessoa tem sido dentro da tua área, da tua empresa? Interessante ou interesseira?
Abraços
GG