Você é gestor e já dormiu em treinamentos corporativos.

Tenho me dedicado nestes últimos dias ao meu desenvolvimento e que sensação bacana poder revisitar conceitos, aprender novos, aperfeiçoar tantos outros que já estavam ficando para trás, afinal de contas, ou você se aperfeiçoa ou acaba se tornando uma boa solução para problemas que não existem mais.

Como treinador corporativo que sou, algo sempre me chamou a atenção quando me sentava para aprender: a DIDÁTICA, a forma que os interlocutores passam os conteúdos. Vou te dizer algo óbvio: se você tem a intenção de desenvolver líderes, domine técnicas de apresentação. Espera, vou te explicar em uma frase: você já dormiu fazendo aqueles benditos treinamentos corporativos. Acertei? Claro que sim.

Lembra daquele abençoado falando sempre no mesmo tom, ou aquele tradutor espanhol que traduziu para o português aquele treinamento de Compliance de 5 anos atrás (!!!!), ou quem sabe aqueles bonequinhos de quinta série conversando? Também tem aquele que fica lendo os textos, que troço chato!!!!  O pior é quando o treinador, não tem habilidade de apresentação e não domina o assunto. Aí é de doer os ouvidos. Lembro de um treinamento corporativo sobre tributação. Na época, havíamos apontado ao RH como sendo uma lacuna em muitos executivos de vendas no Brasil. O treinamento on-line sobre o tema complexo veio e para a tristeza geral da nação, junto com ele, veio o estagiário da empresa terceirizada de Learning, cursando nutrição. O encontro que tinha duração de 2 horas, durou até a primeira pergunta.

Pois bem, esta semana fiz dois treinamentos em uma conceituada escola de negócios, com experiências completamente diferentes. O primeiro sobre PNL, com professores com envergadura, currículos cheios de insígnias em diversas línguas, que eles adoram expor, e aquela tradicional condução “lendo texto”, que se você colocar na velocidade 2X ainda vai ficar lento. No segundo treinamento, Resolução de Problemas e Mediação de Conflitos, colocaram um comediante! De bate pronto já olhei para a cara do sujeito e pensei: pronto, lá vem história!!! Pois dito e feito. Aquilo que eu achava que ia ser um desastre, se transformou em uma experiência de aprendizado muito bacana. As técnicas de palco, de storytellng, de entonação de voz, de descontração e engajamento do público, foram trazidas para o meio de um tema chato e tornou o treinamento leve, descontraído e de alta assimilação. Até “causos de gaúcho” ele contou para exemplificar uma das técnicas!!!! Em tempo: sou gaúcho e dei muitas risadas!! 

Não estou escrevendo isto para que você se torne o pateta dos treinamentos corporativos, mas sim que repense a forma como está treinando seus times. É muito comum jogarem dezenas de treinamentos para cima das equipes em que não se aprende nada, não se multiplica nada, se cria um ranço pois “lá vem o RH com estes treinamentos chatos de novo” e pior, depois rola aquela tradicional listinha, com bendito farol de quem fez e quem não fez. 

Por fim, algumas dicas bacanas para você desenvolver pessoas com técnica, paixão e intenção genuína:

  1. Estude o tema, seja um especialista no que você vai ensinar. As pessoas percebem quando você domina o assunto e isto aumenta o engajamento.
  2. Estude sobre Storytelling. Tem um livro bem legal de Carmine Gallo sobre o tema.
  3. Faça um treinamento oratória. Indico aqui o Reinado Polito.
  4. Aprenda como fazer apresentações. Existem diversos programas além do velho e bom Power Point. Prezi, Zoho Show, Google Slides, Canva, Adobe Spike e por aí vai. Teste e veja com qual você se adapta melhor.
  5. Treine, treine, treine a fala, a transição dos charts, os vídeos, respeite o horário.

Lembre-se Líderes desenvolvem pessoas e pessoas desenvolvem o negócio, simples assim e tão forte quanto isto.

Abraço

Giuliano

Compartilhe este conteúdo
SOBRE O AUTOR
GIULIANO DESORDI

Giuliano Desordi é palestrante, administrador de empresas e treinador corporativo que traz para os palcos uma emocionante e impactante história de renascimento e superação.

Artigos recentes
VIDEO APRESENTAÇÃO
Reproduzir vídeo
ENTRE EM CONTATO

Sem papo de guru.
Aqui você vai encontrar somente experiências vividas na prática e que podem ser aplicadas diariamente na gestão de sua empresa.

Vamos desenvolver juntos a sua equipe? Aqui estão todas as formas que você tem para fazer contato.

Telefone

+55 (48) 99605 9047
+55 (48) 3246 5250

Ao informar meus dados, eu estou de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.